quarta-feira, 28 de junho de 2023

Almoço Convívio CCAÇ 4242 - Mensagem texto do Simas

Almoço Convívio CCAÇ 4242, na Mealhada, no passado dia 17 de junho de 2023 – Minha perspetiva.
No passado dia 17, num sábado, reuniu mais uma vez os camaradas da CCAÇ 4242 que esteve na Província de Moçambique de novembro de 1972 a novembro de 1974, mais precisamente na Circunscrição de Mandimba. Todas as vezes aparecem camaradas pela primeira vez. Desta feita foi o soldado Martins que era o carpinteiro de serviço na Companhia que, pela distancia do tempo – 50 anos que não nos víamos – e pela névoa da memória já não me lembrava dele.[também presente pela 1ª vez o Madeira, de S. Romão, Seia]. Notadas foram algumas ausências por doença, caso dos Macedos, o João e o “checa”, que fazemos votos se restabeleçam para o próximo encontro. O restaurante de nome “Maurício”, não nos defraudou com as suas iguarias sem faltar o bacalhau e o leitão que estavam divinais. O bolo além de saboroso estava muito bem decorado com a insígnia da Companhia “Xeque-Mate”.
A organização do evento esteve a cargo do camarada Milton Mota que, com a ajuda da sua Companheira de sempre, a Solene, estabeleceu os cansativos contatos, escolheu o restaurante que tinha uma sala bastante ampla e um serviço de qualidade. Contudo, numa critica construtiva, temos que reconhecer que nem tudo correu bem. Faltou uma fotografia do grupo. Dos ex-combatentes, outra dos acompanhantes e ainda uma terceira de todos juntos. Faltou uma organização comunicacional eficaz, a serem feitas em momentos certos, versando assuntos transversais relacionados com a nossa epopeia, dando a oportunidade a todos que o queiram fazer. Neste caso salvou a situação o Adão Braga que fez uma exortação fraternal a todos os companheiros que o acompanharam durante aqueles dois anos no Ultramar. Parabéns ao Braga por isso!
Claro que, por motivos óbvios, será de toda a conveniência estes dois momentos referenciados acontecerem logo no início do repasto! Claro que o nosso “Vago” Almeida também não nos defraudou com as suas hilariantes estórias, terminando já sob o efeito de uma “Lolita” bastante engraçada, com a estória do bilhete da Rosy para o Furriel pi pi pi, a pedir os 50 escudos para a festa di Natal! Por fim agradeço a amizade partilhada que teve o mesmo sabor de há 50 anos quando lutávamos pela nossa sobrevivência coletiva, bem como ao Magalhães que me deu boleia até à cidade do Porto. Bem hajam e,… até para o ano, se Deus quiser!------------------------------------------------------------------------------ --------------------------------- Joaquim Capelas enviou a seguinte mensagem: Obrigado camarada Almeida pela bela notícia a respeito do almoço convívio da CCAÇ 4242. Além de agradecer, mas ao mesmo tempo fiquei um pouco triste por não poder estar presente, por motivos que já tinha explicado. O importante foi que tudo correu bem, pelo bom convívio e recordar o passado. Espero que para o ano haja a possibilidade estar com todos vós. Um abraço para todos vós e que Deus vos abençoe. Joaquim Capelas