domingo, 5 de julho de 2009

Atenção ao seguinte apelo


O nosso companheiro Joaquim Martins enviou o seu testemunho e o seguinte apelo a quem puder informar. Eu posso servir de intermediário:

Boa tarde
Estive no Destacamento de Belém no período de Agosto de 1971 a Julho de 1972. Fiz muitas escoltas aos comboios no percurso de Belém ao Catur. Nesse espaço de tempo, tivemos vários descarrilamentos originados por deficiências no material, excesso de velocidade, e num caso uma mina com um morto e vários feridos. Esta situação ocorreu num dos regressos a Belém com um comboio de mercadorias. Eu era o militar Enfermeiro dessa escolta e também fiquei ligeiramente ferido, porque no acto da explosão eu vinha sentado nos degraus da carruagem da retaguarde destinada à escolta, e com o impacto caí para o exterior. Durante uma escolta o meu camarada Enfermeiro faleceu, por ter sido atingido com uma bala de um militar que fazia fogo sobre uma peça de caça com o comboio em andamento.
Gostaria de ter os contactos do Furriel Lopes e do Enfermeiro destacado em Belém pela Ccac 4242, para partilhar com eles acontecimentos ocorridos durante as nossas estadias nessa localidade.
Cumprimentos
Joaquim Martins ex- 1º Cabo Enfermeiro