terça-feira, 9 de outubro de 2012

Rio Lugenda

O rio Lugenda é um rio de Moçambique, afluente da margem direita do Rio Rovuma.

Nasce no lago Chiuta, partilhado com o Malawi, percorre o lago Amaramba, a norte e, a seguir toma a direcção SO-NE, atravessa os distritos de Mandimba e Majune, faz parcialmente a fronteira entre este distrito e Marrupa e entre este e Mecula, a seguir separa este distrito do de Mueda, confluindo com o rio Rovuma perto de Negomano, no extremo noroeste da província de Cabo Delgado.
Recebe vários afluentes, entre os quais se destaca o rio Lureco.
(Wikipédia)
A natureza superou-se na hora de criar o Niassa. E em nenhum sítio é tão claro como nas margens do rio Lugenda, paraíso de plantas, homens e animais. (A Volta ao Mundo, Janeiro 2009)
Na foto acima 4 ex-militares da C. Caç. 4242 banham-se na cascata do rio Lugenda, muito próximo de Mandimba. Jovens despreocupados, com 22 anos de idade, ignorando os jacarés e a praga dos macacos e as cobras e o feijão macaco, a matacanha e a micose e os "afrontamentos" (Faça clique na imagem para ampliar e descubra os artistas).
O director do blogue
Azevedo enviou uma hiperligação para o blogue:
"Em cima, da esquerda para a direita, borges e silva, ao meio andrade e em baixo Azevedo. Três putos, não há dúvida!... Abraços, Azevedo"

1 comentário:

rui jacaré disse...

Cuidado com os jacarés!

Eh Eh Eh