LEMBRANÇA enviada pelo nosso caro amigo e camarada João Teixeira Macedo:
19 OUTUBRO 1974 - Regressaram do cumprimento do dever ao serviço da Pátria, no voo dos TAM, os militares da C. CAÇ.4242 que cumpriram o seu serviço militar em MANDIMBA, Niassa, Moçambique.
A viagem foi penosa como todo o percurso militar. Ao olhar para trás, à saída da porta de armas do quartel em Mandimba, uma fila enorme de viaturas com militares nostálgicos mas satisfeitos porque, enfim, o regresso muito esperado a casa.
Finalmente a retirada, rumo a Nampula |
Quem seguia na 1ª viatura? E na última?Viaturas militares que sulcaram o pó da picada durante quase 2 dias até Nampula. Nesta cidade permaneceram vários dias para procedimentos burocráticos como a comissão liquidatária.
Depois, a partida em avião para a cidade da Beira, com aventuras e peripécias diversas, à espera de embarque para Lisboa.
À chegada a Lisboa, no crepúsculo iluminado da capital, vem à lembrança o poeta Cesário Verde: "Nas nossas ruas ao anoitecer, /há tal soturnidade, há tal melancolia/...O céu parece baixo e de neblina..."
À chegada a Figo Maduro a alegria estampou-se no rosto de todos os militares. Feito o espólio, a guia de marcha no bolso, o pagamento do que era devido, cada um regressou a sua casa.
No entanto, a história não acaba aqui. Todos os anos estes militares encontram-se: ontem em Gaia, hoje em http://www.mirafreita.pt/, amanhã na Covilhã ou em Nisa ou em Cantanhede e Oliveira do Bairro. E sempre lembrando os que já não estão connosco.
Um abraço para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário