quarta-feira, 7 de julho de 2010

"Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras" [1972]

"Não será exibido em Moçambique o filme 'Deixem-me ao menos subir às palmeiras', realizado pelo jovem Lopes Barbosa com base no conto 'Dina', de Luís Bernardo Howana. A obra exigiu cerca de ano e meio de trabalho e um investimento que roçou os 300 contos". Courinha Ramos, o produtor, "foi 'aconselhado' por certa entidade a não submeter, sequer, o filme à censura, já que se tratava de 'matéria indesejável'". Jocosa, a notícia dava conta que o realizador "regressou à Metrópole, onde pensa dedicar-se à criação de galinhas". Nada saiu.

“Expresso”

"Numa grande fazenda em Moçambique, um capataz negro, agente e lacaio do colonizador, submete os nativos a penosas e infidáveis horas de trabalhos forçados, no cultivo das machambas, que muitas vezes só terminam com o desfalecimento dos mais fracos.

Certo dia, o capataz viola Maria, a filha de Madala, trabalhador ancião, tendo de enfrentar a fúria dos camaradas, que incitam o velho à revolta. Mas, Madala mostra-se incapaz, após anos de exploração, e aceita a ultrajante oferta duma garrafa de vinho do seu ofensor, acabando por cair por sucumbir ao desgosto."

Extraído do site http://guerracolonial.home.sapo.pt/

Sem comentários: