Um grupo inimigo estimado em cerca de 30 elementos armados com automáticas, morteiro ligeiro e Bazooka, aproximaram-se da povoação de Munhehere (antiga circunscrição de Mandimba, Posto de Belém). Atacaram-na e mantiveram-na debaixo de fogo durante uma hora e meia. Incendiaram algumas palhotas e raptaram 45 aldeados, na maioria mulheres e crianças, bem como 2 espingardas Mauser.
Após perseguição pelas nossas tropas, o grupo inimigo bateu em retirada, atravessando o rio Lugenda, em direcção a Maúa.
Aa populações do aldeamento de Munhehere, receosos, afirmam que caso as nossas tropas retirem da referida zona, regressam com elas.
Da história oficial da C. Caç. 4242Após perseguição pelas nossas tropas, o grupo inimigo bateu em retirada, atravessando o rio Lugenda, em direcção a Maúa.
Aa populações do aldeamento de Munhehere, receosos, afirmam que caso as nossas tropas retirem da referida zona, regressam com elas.
[Assim foi necessária a manutenção de um pelotão de destacamento da C. Caç. 4242 naquele zona, resultando duros reveses para as nossas tropas, nomeadamente 2 mortos (1º cabo António Costa Oliveira e o sold. António Cunha Fernandes) ,alguns feridos, isto tudo após o 25 de Abril de 1974, enquanto não cessava o fogo.]
Parágrafo da autoria do director do blogue
Sem comentários:
Enviar um comentário